quarta-feira, 7 de julho de 2010

Iraque

Homem-bomba mata ao menos 30 xiitas durante festival no Iraque
07/07/2010 - 15:45 (atualizada em 07/07/2010 18:10)
Ataque suicida foi apenas um dos que atingiu Bagdá nesta quarta e ocorreu próximo a ponte onde mil xiitas morreram no mesmo ritual em 2005; auge da festividade acontece na quinta-feira

Peregrinos cruzam ponte sobre o rio Tigris ao norte de Bagdá para comemoração anual
Um homem-bomba matou pelo menos 30 peregrinos xiitas e feriu outros 75 durante uma festividade religiosa nesta quarta-feira (7) em Bagdá, apesar do forte esquema de segurança, segundo uma fonte do Ministério do Interior.

O atentado ocorreu perto de uma ponte onde em 2005 cerca de mil xiitas morreram num tumulto ocorrido por causa de rumores sobre uma bomba no local.
Uma fonte policial disse que o homem-bomba usava um cinturão com explosivos. Atentados suicidas são característicos dos insurgentes muçulmanos sunitas da rede Al Qaeda, que consideram os muçulmanos xiitas como apóstatas.
Proteger a festividade seria um teste importante para as forças de segurança do governo iraquiano, num momento de vácuo político após as inconclusivas eleições parlamentares de março, e antes do fim das operações de combate das tropas norte-americanas no país, em agosto.
Centenas de milhares de peregrinos xiitas estão nas ruas de Bagdá por causa da data religiosa alusiva à morte de um homem sagrado medieval. O auge da festividade acontece na quinta (8).
As autoridades mobilizaram 200 mil soldados e policiais para proteger o acesso dos peregrinos à mesquita do imã Moussa al Kadhim, na zona norte de Bagdá. Para dificultar ataques, motos e bicicletas foram proibidas na cidade inteira.
Helicópteros militares pairavam sobre a cúpula dourada da mesquita, e francoatiradores instalados em telhados do bairro usavam binóculos para monitorar a multidão.
Mas o atentado suicida não foi o único incidente. No bairro de Nova Bagdá, uma bomba numa calçada matou dois peregrinos e feriu 23. Na zona sudoeste, outra bomba feriu seis pessoas; na zona sudeste, uma explosão feriu quatro.
Na terça (6), dois morteiros explodiram a algumas centenas de metros da mesquita, matando três peregrinos e ferindo oito. Na zona noroeste da capital, outro morteiro matou três pessoas.
Horas antes da explosão suicida, o general Ahmed al Saedi, comandante da Sexta Divisão do Exército iraquiano, encarregada do bairro de Kadhimiya, disse: "Prevemos que os grupos terroristas lancem ataques terroristas contra peregrinos durante as próximas horas, mas nossos planos de contingência vão impedir seus atos viciosos.
"As forças de segurança montaram barricadas para impedir que veículos se aproximem da mesquita, e usaram veículos da polícia e do Exército para transportar peregrinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário