domingo, 25 de julho de 2010

DESCOBERTA

Retina pode ajudar a diagnosticar depressão
Os cientistas realizaram exames que relacionam depressão e o nível de contraste na retina
25/07/2010

Pessoas com depressão podem enxergar o mundo em tonalidades diferentes, afirmou uma pesquisa da Universidade de Freiburg, na Alemanha. Os cientistas realizaram exames que relacionam depressão e o nível de contraste na retina.
“Este método poderá vir a ser uma valiosa ferramenta para medir objetivamente o estado subjetivo de depressão, com implicações de longo alcance para investigação, bem como o diagnóstico clínico e o tratamento de depressão”, disse o pesquisador Van Elst.
Metodologia
As retinas são responsáveis por transformar sinais luminosos em impulsos nervosos, que são interpretados no cérebro. Os pesquisadores avaliaram a atividade da retina em pessoas com e sem depressão por meio de uma medição das respostas elétricas.
Os pacientes deprimidos apresentaram uma redução de contraste na retina e, dependendo da gravidade, o nível de contraste aumentou ou diminuiu.
O padrão mostrou-se tão regular que foi possível distinguir os pacientes deprimidos somente pelo resultado dos exames. Cientistas acreditam que os novos estudos de eletrorretinograma poderiam fornecer uma maneira mais eficiente de avaliar a disposição do paciente.
Fontes:

O Globo - Exame de retina pode ser um novo método para diagnosticar depressão

Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário