terça-feira, 7 de setembro de 2010

MIRTILO

Pouco consumido, mirtilo é um dos frutos mais ricos de antioxidantes
Antioxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológicoMirtilo tem poucas calorias e não contém colesterol Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, o mirtilo é pouco consumido no Brasil. Mas esse fruto, que pode ser incluído no grupo das pequenas frutas, como a amora, o morango, a framboesa e a fisalism, é uma das mais ricas em antioxidantes já estudadas.

Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, o alimento também tem um conteúdo elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células.

— Ele tem poucas calorias, não contém colesterol nem sódio e constitui uma importante fonte de vitaminas, nutrientes e sais minerais — completa Fernanda. Com aparência semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de uma de uva, o blueberry pode ser consumido puro, no preparo de saladas, sucos e, se for congelado, pode ser usado para a produção de geleias, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos, segundo a nutricionista. Confira os benefícios do mirtilo segundo Fernanda Bortolon:

ANTIOXIDANTE

O mirtilo é um dos frutos que contém mais antioxidantes. Os antioxidantes consistem num grupo de vitaminas, minerais e enzimas que trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

REDUZ O COLESTEROL

Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que o mirtilo pode também baixar o nível do mau colesterol.

IMPEDE INFECÇÕES URINÁRIAS

Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

MEMÓRIA E COORDENAÇÃO MOTORA

Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo. O mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

VISÃO

Estudos europeus documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com a melhora aa visão noturna e redução da vista cansada.

:: Composição nutricional (100g):

Valor calórico - 60 kcal

Carboidratos (açúcares) - 14 g

Proteínas - 1 g

Colesterol - 0 g

Fibras Alimentares - 3 g

Sódio - 0 g

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário