terça-feira, 7 de setembro de 2010

Protesto contra aumento da idade da reforma

Protesto contra aumento da idade da reforma
Sindicatos reclamam 2,5 milhões nas ruas de França, Governo fala em 1,1 milhões
07.09.2010 - 09:33

Por Agências
Cerca de 2,5 milhões de pessoas estiveram envolvidas nas acções de protesto de hoje contra o projecto de reforma do sistema de pensões francês, disse fonte sindical citada pela AFP. O ministério do Interior quantifica os manifestantes em 1,1 milhões.
(Jean Paul Pelissier/Reuters)
O número avançado pelos sindicatos é superior aos cerca de dois milhões que reclamaram no último grande protesto social em França, a 24 de Junho passado.
Por volta da hora do almoço, ainda antes da grande manifestação desta tarde em Paris, o Ministério do Interior fez uma primeira estimativa e reconheceu que cerca de 450 mil pessoas estavam envolvidas em acções de protesto em todo o país.
Na grande manifestação de Paris participaram cerca de 270 mil pessoas, segundo a central sindical CFT. A polícia fez anteriormente uma estimativa de 80 mil manifestantes, que mantém. Em Junho, a manifestação parisiense contou com 130 mil pessoas, na versão sindical, ou 47 mil, segundo os dados policiais.
Nos transportes, registam-se importantes perturbações nos tráfego ferroviário, urbano e aéreo em inúmeras cidades: circulavam apenas dois em cada cinco comboios TGV e pela manhã os comboios Eurostar que ligam Paris a Londres eram os únicos a operar normalmente.
O tráfego era também limitado nos principais aeroportos. Já a greve dos controladores aéreos levou a direcção-geral da aviação civil a pedir às companhias que não realizem um quarto dos voos programados para Paris.
Os primeiros dados confirmam uma forte adesão às greve em diferentes sectores. Um exemplo: nas escolas, o Ministério da Educação reconheceu uma adesão de professores de 25,8 por cento, contra 10,3 em Junho. Os sindicatos reclamam 55 a 60 por cento no dia de hoje.
As greves e manifestação são uma acção de protesto contra o aumento da idade de reforma, de idade mínima dos 60 para os 62 e para quem quer ter pensão completa dos 65 aos 67.O Presidente francês , Nicolas Sarkozy, disse já hoje que se manterá “firme” no projecto de reforma do sistema de pensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário