terça-feira, 14 de setembro de 2010

Visita de Bento XVI ao Reino Unido

Para ver o Papa de perto só no papamóvel ou pagando
por Lusa

Os comuns cidadãos que queiram ver de perto o papa Bento XVI durante a visita ao Reino Unido precisam de sair à rua quando passar o papamóvel ou pagar a entrada nas missas campais.
Nos quatro dias da visita, de quinta-feira a domingo, o Papa irá participar em encontros com estudantes, líderes religiosos, políticos e idosos, mas em cerimónias fechadas ao público.
Apesar de passar por várias cidades, incluindo Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham, o acesso à maioria dos eventos da agenda do líder da Igreja Católica será feito por convite.
Assim, a polícia de Londres avisou os interessados em ver o papamóvel passar na rua que existem duas ocasiões, uma das quais breve, de 15 minutos, na sexta-feira, a caminho do Parlamento, onde fará uma palestra para elementos da sociedade civil.
Mas "a melhor oportunidade", sublinha, será no sábado, antes da missa campal que irá realizar no Hyde Park, também na capital britânica, num percurso que durará 30 minutos e que passará perto do palácio de Buckingham.
Para assistir à missa em Londres, os fiéis terão de pagar cinco libras (12 euros) à paróquia onde se inscreverem e viajar em grupo, a única forma de entrar no respectivo recinto, com capacidade para 130 mil pessoas.
Já para a missa de beatificação de John Henry Newman, no Crofton Park, em Birmingham, no domingo, o preço sobe para 25 libras (30 euros) por um dos 70 mil lugares disponíveis.
De volta receberão, além do transporte por autocarro, uma "kit de peregrino" com um postal e um CD comemorativo.
Em Glasgow, o bilhete para a missa no Bellahouston Park custa 20 libras (24 euros) mas, além de um CD e um livro de orações, os participantes terão a oportunidade de ouvir Susan Boyle.
A cantora escocesa e católica praticante tornou-se numa sucesso mundial após participar num concurso de talentos na televisão.
A Igreja justificou a cobrança destes valores com a necessidade de pagar despesas relacionadas com a organização dos eventos, como o aluguer dos espaços ou de equipamentos como casas de banho temporárias.
Embora o Bento XVI se desloque ao Reino Unido a convite da rainha, os custos são pagos apenas parcialmente pelo Estado britânico.
Dos 20 milhões de libras (24 milhões de euros) estimados, 11 milhões de libras (13 milhões de euros) terão de sair dos cofres da própria Igreja, que angariou doações para o efeito.
A forma mais barata de assistir à visita do papa será em casa, através da cobertura que a BBC pretende fazer na televisão e rádio.
A última vez que um papa visitou o Reino Unido, no verão de 1982, João Paulo II conseguiu atrair multidões que ultrapassaram no total os dois milhões de pessoas.
Porém, a acrescentar ao risco de mau tempo em vésperas de outono, Bento XVI terá também, desta vez, de combater a indiferença da maioria.
Uma sondagem recente indicava que 79 por cento dos britânicos confessaram não ter "interesse pessoal" na visita.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário