quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Privacidade

Funcionários da Google espiavam e-mails e chats
A Google admitiu esta semana que dois dos seus funcionários foram despedidos depois de terem sido apanhados, em episódios diferentes, a espiarem e-mails e conversas instantâneas dos utilizadores
11:28 Quinta feira, 16 de Set de 2010
David Barksdale, 27 anos, foi despedido em Julho, depois de, alegadamente, ter acedido às contas Google de, pelo menos, quatro menores, ouvindo chamadas de voz e vendo conversas de chat e listas de contactos. O anúncio foi feito quarta-feira pela gigante informática, que justificou o despedimento com a violação da política de privacidade da empresa. No mesmo dia, a Google adiantou que este foi o segundo incidente deste género na companhia.
Num dos casos em que é acusado, Barksdale alegadamente espiou as conversas via Google Voice de um rapaz de 15 anos, depois de este se ter recusado a dizer-lhe o nome da nova namorada. Tendo tomado conhecimento do nome através do acesso indevido à conta do menor, o ex-funcionário da Google terá então passado a ameaçar o rapaz com chamadas para a jovem.
Segundo a companhia, apesar dos episódios em que Barksdale é acusado de espiar utilizadores envolverem menores, em causa não terá estado a intenção de abusos sexuais, mas sim apenas impressioná-los com o seu nível de poder e permissões dentro da Google. Num dos casos, por exemplo, limitou-se a reverter o bloqueio que uma jovem lhe tinha imposto na sua lista de contactos de chat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário