sábado, 11 de setembro de 2010

BÉLGICA

Abusos sexuais de padres associados a suicídios, diz investigação
Segundo a comissão investigadora, os relatos das vítimas podem ser apenas uma parte do real
11/09/2010

Vaticano não se pronunciou sobre o relatório divlgado na Bélgica
Abusos sexuais de padres da Igreja Católica Romana podem ter levado a pelo menos 13 suicídios na Bélgica. A conclusão, divulgada neste sábado, 11, é de uma comissão que investiga centenas de denúncias feitas por vítimas no país.
Segundo os investigadores, elas relataram como foram molestadas com bastante angústia, mostrando que foram afetadas de forma grave pelos abusos, e ligaram os crimes a casos de suicídio.
A comissão elaborou um relatório de 200 páginas a partir dos relatos. Segundo o professor Peter Adriaenssens, dirigente da comissão, o que os depoimentos revelam pode ser apenas uma parte do número real. “A realidade é pior do que apresentamos aqui porque ninguém conta essas coisas automaticamente em um primeiro contato com a comissão”, avaliou.
Adriaenssens afirmou que, segundo os relatos, as crianças foram vítimas de abusos sexuais graves, sendo grande parte deles ocorridos entre as décadas de 1960 e 1970.
A Igreja católica no país definiu os casos como uma “calamidade”. Já o Vaticano não se pronunciou sobre o relatório de forma imediata.
Fontes: Estadao.com - Abusos de padres são ligados a suicídios na Bélgica, Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário