quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fé cara

Reino Unido reluta em pagar para ver o Papa
Visita do Papa Bento XVI esbarra em baixa procura de ingressos e apatia da população.
15/09/2010
O Papa Bento XVI fará a primeira visita de Estado de um pontífice ao Reino Unido
O que para o Vaticano se trata apenas de uma “contribuição” com as despesas da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido para a maioria dos britânicos é um ingresso que não deveria ser cobrado. Segundo a AFP, três entre quatro britânicos são contra as taxas de até 25 libras cobradas para assistir às missas na Inglaterra e na Escócia. Além de cobrar “ingressos”, o Vaticano também irá vender suvenires como forma de custear a visita que pode sair por mais de £ 20 milhões (sem contar as despesas de segurança).
O Vaticano adotou medidas que vão de cobrança de “ingressos” à venda de suvenires como camisetas, chaveiros e até bonés de beisebol. Para assistir à beatificação do cardeal John Henry Newman, em Birminghan, no domingo, 19, serão cobrados £ 25 (30 euros). Já a missa de quinta-feira, 16, em Glasgow, na Escócia, custa £ 20. Uma vigília em Londres, no sábado, 18, irá custar £ 5 por pessoa. Com isso e “outras contribuições”, o Vaticano espera arrecadar um valor entre £ 9 milhões e £ 10 milhões para cobrir os gastos religiosos.
O resto do valor da visita, que inclui eventos como uma recepção da Rainha, será coberto pelo governo – o que vem gerando protestos da população pagadora de impostos. Segundo uma pesquisa do Instituto Populus para o jornal The Times, 57% dos britânicos entrevistados não concordam com o fato de o contribuinte ter de pagar pelas despesas da visita papal.
“Estas contribuições só cobrem os custos de segurança e de transporte dos peregrinos até os locais dos atos”, explicou o presidente da conferência episcopal da Inglaterra e Gales, Vincent Nichols, acrescentando que “não se trata de um pagamento para assistir à missa”.
A cobrança não está rendendo os frutos esperados no Reino Unido, onde apenas 10% da população se diz católica. Segundo o jornal britânico the Telegraph, apenas £ 6,2 milhões já foram arrecadados. Para o evento de Birmingham, o Vaticano só vendeu 50 mil ingressos – metade do esperado, segundo o Telegraph. Em Glasgow, mesmo local onde o Papa João Paulo II apareceu em frente a um público de 300 mil pessoas em1982, a capacidade foi diminuída para apenas 80 mil espectadores devido à baixa procura.
Protestos também são esperados pelo centro de Londres no sábado.
Fontes: Afp - Vaticano cobra ingressos para financiar visita do Papa ao Reino Unido, Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário