quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Visiveis com um telescópio simples

Visiveis com um telescópio simples
Dois asteróides passam hoje próximo da Terra
por DN.pt/Lusa - Hoje

Dois asteróides vão passar próximo do nosso planeta, um deles a uma distância semelhante à que se encontra a Lua, anunciou hoje a NASA.
Os objectos celestes foram descobertos no domingo pelo telescópio Catalina Sky Survey, localizado nas montanhas de Santa Catalina, no Arizona, e operado conjuntamente pelas Universidades do Arizona e Nacional Australiana com o patrocínio da administração espacial norte-americana.
Os dados captados pelo telescópio já foram analisados num centro especializado e os cientistas concluíram que os dois esteróides deverão passar junto à Terra hoje a uma distância semelhante à da Lua e muito próxima dos 300.000 quilómetros.
A NASA indicou também que dada a sua proximidade, os asteróides poderão ser vistos com recurso a telescópios simples de tamanho moderado.
Os cientistas calcularam ainda que o asteróide 2010 RX30 terá entre 9 e 19 metros e passará a uma distância de 247.838 quilómetros da terra às 09:51 GMT (mais uma hora em Lisboa).
Já o segundo objeto, denominado RF12 2010, terá entre 6 e 14 metros e passará aproximadamente a 78.000 quilómetros da Terra às 21:12 GMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário