quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vitamina B reduz risco de câncer

Vitamina B reduz risco de câncer
16 de junho de 2010
Por BBC

Pessoas com níveis altos de vitamina B no sangue parecem ter um risco menor de desenvolver câncer do pulmão, inclusive se são fumantes, afirma um estudo. Mais especificamente, quem possui altas quantidades de vitamina b6 e de metionina, um aminoácido essencial encontrado na maioria das proteínas, têm redução de 50% no risco de sofrer da doença, dizem pesquisadores da Agência Internacional para a Investigação do Câncer, em Lyon, na França.
A pesquisa, na qual participaram 400 mil pessoas em dez países europeus, foi publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA). A vitamina B6 é encontrada em frutos secos, peixes e carne. Ainda que também possa ser consumida sob a forma de suplementos, os cientistas não sabem se estes também oferecem proteção contra a doença. Até agora, afirmam os pesquisadores, não fumar continua sendo a melhor forma de reduzir o risco de câncer no pulmão.
Estudos anteriores sugeriam que as deficiências das vitaminas B no organismo poderiam aumentar as probabilidades de danos no DNA e das mutações subsequentes. Segundo os autores, se demonstrou que em muitas populações do mundo ocidental existem deficiências sérias nos níveis do grupo de vitaminas B.
"Devido à sua importância para manter a integridade do DNA, esses nutrientes têm papel potencialmente importante na inibição do desenvolvimento do câncer", afirma o médico Paul Brennan, que dirigiu o estudo. "E oferecem a possibilidade de alterar o risco de câncer mudando a dieta."
Os investigadores analisaram amostras de sangue de 385 747 pessoas que participaram no estudo EPIC (Investigação Europeia Prospectiva sobre Câncer e Nutrição) conduzida entre 1992 e 2000 em dez países da Europa. O estudo incluiu pessoas que nunca fumaram, tabagistas e ex-fumantes. Até 2006 foram identificados 899 casos de câncer no pulmão entre os participantes.
Os cientistas descobriram que os participantes com níveis altos de vitamina B6 mostraram risco menor de desenvolver a doença. Também se encontrou um risco baixo entre os que tinham níveis altos de metionina no sangue. Além disso, concluíram os cientistas, a redução do risco não dependia da exposição ao cigarro entre os participantes.
Para os cientistas, já que o câncer de pulmão segue como uma das causas mais comuns de morte pela doença no mundo, os resultados do estudo poderão ser uma ferramenta importante para a prevenção. Mas afirmaram que são necessárias mais pesquisas para confirmar se o aumento dos níveis de vitamina B na dieta pode reduzir o risco do câncer no pulmão.
"Os resultados são realmente interessantes porque nos ajudam a compreender o processo do câncer de pulmão e poderão ter implicações para sua prevenção", afirma Panagiota Mitrou, do Fundo Mundial para a Investigação do Câncer (WCRF, na sigla em inglês), que também participou do estudo. "Ainda que seja um estudo importante, é vital que os fumantes escutem a mensagem de que o aumento em seu consumo de vitamina B não é, e nunca será, um substituto para deixar de fumar."
Para Joanna Owens, da organização Cancer Research UK, "ainda que o estudo sugira um vínculo entre os níveis de vitamina B no sangue e uma redução do risco de câncer pulmonar, isto não comprova que a vitamina B possa proteger de forma direta contra a doença". Segundo ela, "os níveis de vitamina B poderiam ser mais altos em pessoas que consomem uma dieta sadia, e isso em si mesmo poderia ajudar a reduzir o risco de câncer".
"A forma mais importante de prevenir o câncer do pulmão é parar de fumar", disse a médica britânica. "Nenhuma quantidade de vitamina pode reduzir o risco que representa o tabagismo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário