segunda-feira, 14 de junho de 2010

Europa: Bispos seguem indicações do Papa para casos de pedofilia
Conselho das Conferências Episcopais reconhece «dramaticidade do problema»

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) afirmou que perante a “dramaticidade” do problema dos abusos sexuais de menores, os Bispos pretendem “seguir” a linha de Bento XVI nesta matéria.
Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o CCEE defende que a questão tão “actual e dolorosa” dos casos de pedofilia envolvendo membro do clero deve ser enfrentada com “seriedade, transparência e vontade de tomar medidas enérgicas”.
A declaração tem como título “Em comunhão com Pedro” e surge após um encontro de secretários-gerais dos episcopados católicos europeus, em Roma, no qual marcou presença o Pe. Manuel Morujão, secretário da CEP.
Na reunião foram recordadas “as medidas que os Bispos são chamados a seguir assim que são informados de possíveis casos de abusos”.
“Impressionam as medidas colocadas em prática por algumas conferências episcopais para enfrentar o problema, para prevenir casos de abusos e apoiar e acompanhar as vítimas e as suas família perante tais dramas, cuja condenação foi unânime”, pode ler-se.
Os participantes quiseram reafirmar a sua “comunhão” com o Papa e afirmam que o recentemente concluído ano sacerdotal foi “uma ocasião privilegiada” para reflectir sobre “a vocação, a vida, a espiritualidade e o ministério do sacerdote”.
Outro ponto tocado na reunião foi o da relação da Igreja com os media e a opinião pública, abordado pelo Pe. Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé, e Mons. Domenico Pompili, porta-voz da Conferência Episcopal Italiana.
Internacional Octávio Carmo 2010-06-14
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário