terça-feira, 15 de junho de 2010

Coreia do Norte

Pyongyang ameaça ONU com reacção militar
por Lusa

O embaixador da Coreia do Norte na ONU advertiu hoje que o seu país reagirá militarmente a qualquer condenação pelo Conselho de Segurança sobre o naufrágio da corveta sul-coreana Cheonan.
Na sequência de um inquérito, Seul acusou Pyongyang de ter torpedeado a corveta em Março, provocando a morte de dezenas de marinheiros.
"Não queremos que o Conselho de Segurança tome medidas de provocação dirigidas contra nós", declarou o embaixador Sin Son-ho em conferência de imprensa, advertindo que caso o Conselho de Segurança decida agir contra o seu país "as nossas forças militares desencadearão medidas de represália".
A Coreia do Norte continua a exigir uma autorização para inspecionar o local do naufrágio da corveta, pedido até agora negado por Seul.
Na segunda feira, o Conselho de Segurança apelou às duas partes para se absterem de qualquer acção que possa originar uma escalada da tensão na península coreana.
Após terem escutado em separado os representantes dos dois países, os 15 membros do Conselho de Segurança emitiram um "forte apelo às partes para que evitem qualquer ato que possa conduzir a uma escalada de tensões na região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário