segunda-feira, 14 de junho de 2010

Idosos

Idosos levemente acima do peso podem viver mais
Pesquisas recentes apontam uma menor mortalidade entre idosos com índice de massa corporal (IMC) entre 22 e 28
14/06/2010

Idosos pouco acima do peso podem viver mais e melhor. A reserva de energia facilita a superação de problemas pulmonares, infecções e favorece a recuperação de cirurgias.
Pesquisas recentes apontam uma menor mortalidade entre idosos com índice de massa corporal (IMC) entre 22 e 28. Um dos estudos foi publicado na “Archives of Internal Medicine”, em 2007, e demonstrou que idosos com índices entre 25 e 30 têm maior expectativa de vida.
Especialistas defendem que possa haver uma readequação do que é considerado normal como peso para a terceira idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica que há sobrepeso quando o índice está entre 25 e 30. Já os que são considerados com índice normal estão entre 18,5 e 24,9. O IMC é calculado pelo peso (em kg) dividido pela altura (em metro) ao quadrado.
De acordo com Fernando Bignard, coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp, um idoso magro preocupa mais do que o que tende a ser mais “redondinho”. Com a idade, ocorre a diminuição de toda a massa corporal, que inclui a massa magra (músculos e ossos) e a massa gordurosa.
Fontes:
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/idosos-com-levemente-acima-do-peso-podem-viver-mais/?ga=dptf3

Nenhum comentário:

Postar um comentário