sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nasa mostra imagens recentes de desastres naturais

Nasa mostra imagens recentes de desastres naturais

Alguns desastres naturais dos últimos meses deixaram marcas no planeta Terra. O vazamento de petróleo iniciado no último dia 20 de abril no Golfo do México, depois da explosão da plataforma Deepwater Horizon, ainda não foi solucionado. Esta imagem foi capturada pela Nasa no dia 17 de maio.
O vazamento na plataforma operada pela BP deixou sequelas no delta do rio Mississippi. Esta imagem foi tirada pela Nasa com um instrumento especializado em capturar emissões termais. As manchas de cor prateada sobre o azul do mar mostram o petróleo espalhado e o vermelho, a vegetação adjacente.
A costa da Flórida está sendo monitorada por cientistas por causa da possível ameaça de que a mancha chegue até a costa leste dos Estados Unidos, por causa dos ventos. Foto: cortesia da ESA.
A nuvem de cinzas vulcânicas emitida pelo vulcão Eyjafjallajoekull fez com que fossem suspensos voos em vários aeroportos europeus, no fim de março deste ano. Esta imagem, cortesia da ESA, mostra a superfície aérea que foi coberta na região.
Aqui podemos ver a tempestade tropical Agatha, que deixou centenas de mortos e desaparecidos ao passar pela Guatemala e Equador no fim de semana passado. Foto: cortesia da Nasa.
Mais ao sul, é possível constatar focos de atividade de desmatamento na Floresta Amazônica. Os pontos vermelhos nesta foto, tirada no dia 12 de maio, mostra vários incêndios, resultantes de atividade agrícola. Na extrema esquerda está o lago Titicaca, na fronteira entre a Bolívia e o Peru.
Os satélites da Nasa registram os desastres naturais que ocorrem na Terra, vistos do espaço.
Nos últimos meses, o vazamento de petróleo no Golfo do México e a nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, afetaram a vida de várias pessoas nos Estados Unidos e na Europa.
A tempestade tropical Agatha, que passou pela América Central no fim de semana passado, também deixou um rastro de destruição e centenas de mortos e desaparecidos.
Veja aqui algumas das fotos ilustrando esses desastres.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário