domingo, 27 de junho de 2010

A TECNOLOGIA E O CÉREBRO

Livro discute efeitos da tecnologia sobre o cérebro
Pesquisas neurológicas têm desconstruído o mito do cérebro estático
27/06/2010

A tecnologia digital está causando danos à consolidação da memória a longo prazo (Fonte: Economist)
Desde o alfabeto até o relógio e a impressora, cada nova tecnologia alterou profundamente a maneira com a qual as pessoas pensam. Todos os aparelhos digitais dos quais o mundo depende hoje já começaram a mudar o cérebro. É que constatou Nicholas Carr, autor do livro em lançamento“The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains”, editora Norton. A obra fala sobre a forma como a internet mudou a maneira de se ler, pensar e relembrar.
Pesquisas neurológicas têm desconstruído o mito do cérebro estático. Ligações cerebrais podem rapidamente reorganizarem-se em resposta a novas experiências, como por exemplo navegar pela internet. As pesquisas de Carr abordam a “hipermídia” e seus efeitos. Segundo ele, há evidências de que a tecnologia digital já está causando danos à consolidação da memória a longo prazo, que é a base para a inteligência verdadeira.
Somente através da combinação de dados armazenados no fundo de nossos cérebros é que podemos criar novas ideias. Excesso de estímulo significa que o cérebro deve dar mais atenção à decisões de curto prazo.
Claramente, argumenta Carr, este é um erigir radical da “mente letrada”, que tem sido a marca da civilização há mais de mil anos. De uma sociedade que valorizava a criação de um repositório único de ideias em cada indivíduo, o homem está se movendo para uma mente socialmente construída na qual os valores mudam velozmente. Além disso, a sociedade preza por originalidade e criatividade.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário