terça-feira, 8 de junho de 2010

Chumbo mata nigerianos

Chumbo
Chumbo mata nigerianos que buscavam ouro
Hoje

Pelo menos 163 pessoas morreram nos últimos meses no Norte da Nigéria, vítimas de envenenamento com chumbo.
"Registámos 163 mortos, incluindo 111 crianças, desde Janeiro , resultado de actividades mineiras ilegais no Estado de Zamfara", revelou à AFP um epidemiologista do Ministério da Saúde nigeriano, Henry Akpan. "Tudo está a ser feito para conter a epidemia", acrescentou este mesmo responsável.
As equipas médicas montaram dois campos de assistência para pessoas que estejam a sofrer sintomas de envenenamento - como, por exemplo, dores abdominais, vómitos e convulsões - e esperam que a situação seja definitivamente resolvida durante as próximas quatro semanas.
O problema surgiu quando os aldeãos começaram a escavar o solo em busca de ouro em áreas onde os níveis de concentração de chumbo são muito elevados.
De acordo a BBC, as mortes foram descobertas durante o programa anual de imunização. Nessa altura, os responsáveis verificaram que, virtualmente, não existiam crianças em várias aldeias.
Os habitantes afirmavam que as crianças tinham morrido de malária, mas testes realizados por uma equipa médica internacional revelaram a presença de chumbo no sangue de centenas de vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário