domingo, 13 de junho de 2010

Crohn

O poder da psicologia nos doentes de Crohn
por André Patrocínio,

Publicado em 11 de Junho de 2010
Controlar a dor e lutar contra o isolamento são lições que ajudam quem sofre de inflamações intestinais

Quem sofre de doenças inflamatórias intestinais sofre duas vezes: além da dor causada por problemas como colites ou doença de Crohn, estas pessoas sentem-se muitas vezes inibidas devido aos seus sintomas, o que as leva ao isolamento. A Universidade da Geórgia, nos EUA, revela agora os efeitos espantosos que a psicologia pode ter no tratamento destes casos.
A investigação envolveu 24 raparigas dos 11 aos 17 anos - grupo geralmente mais afectado por problemas intestinais inflamatórios. "Vimos melhorias significativas nos sintomas físicos destas adolescentes", explica Ronald Blount, professor de Psicologia Clínica que dirigiu o estudo. "As estratégias de ajuda psicológica que ensinámos a pais e filhas, sustentadas na teoria cognitivo-comportamental, resultaram ainda numa redução dos pensamentos catastróficos relacionados com a dor.
"Ensinando pais e filhas a lidar com os sintomas - dores abdominais, diarreia e sangramento rectal ou intestinal, por exemplo -, que causam grande sofrimento, "transmitimos-lhes um sentimento de domínio que ajuda a lidar com o problema", refere Blount. Quanto aos pais, aprenderam que a forma como reagem à dor das filhas influencia as modificações do quadro clínico. Chats, blogues e outras plataformas da internet podem também, segundo os especialistas, ser muito úteis para estes doentes desabafarem.
"A psicologia desempenha um papel importante na forma como nos sentimos fisicamente", conclui Megan McCormick, uma das investigadoras.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário