domingo, 27 de junho de 2010

Gravidez

Gravidez
Estudo diz que feto não sente a dor antes das 24 semanas
Hoje

Uma equipa de cientistas britânicos concluiu que o feto humano não é capaz de sentir dor antes das 24 semanas.
Segundo as investigações médicas e as conclusões de autópsias, as ligações dos nervos ao cérebro não estão ainda formadas para permitir a percepção da dor antes dessa data.
Mesmo depois, os especialistas do Colégio Real de Obstetrícia e Ginecologia dizem que o feto vive sedado no útero de forma natural e por isso inconsciente. O estudo chega a afirmar que a anestesia, que pode ser perigosa para os bebés, não deve ser usada quando o feto tem de ser submetido a uma cirurgia.
O estudo tinha sido pedido por um grupo de deputados que estava a equacionar diminuir para as 20 ou 22 semanas o limite legal para abortar. As conclusões são assim um revés para os activistas anti-aborto. Alguns médicos mostraram-se contudo contra estes resultados, dizendo que o feto pode sentir angústia e aflição desde as 20 semanas.
Um porta-voz da organização Life disse à BBC que "o assunto sobre se o feto sente dor ou não é secundário em relação ao debate ético sobre o aborto". E acrescenta: "A nossa dignidade intrínseca como seres humanos não depende do alcance da nossa capacidade para sentir a dor." Mas os defensores do aborto dizem que as conclusões podem tranquilizar as mulheres que estão a pensar num aborto tardio.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário