quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tufão

Aproximação de tempestade deixa Macau em alerta
por Lusa 28-09-2011
A aproximação de um tufão ao sul da China provocou hoje a emissão de um alerta em Macau que levará ao encerramento de escolas, comércio, pontes e serviços públicos, mas não dos casinos.
"Nas últimas horas, foram registados ventos com uma velocidade horária média de 63 quilómetros e rajadas superiores a 100 quilómetros, principalmente nas pontes que ligam Macau à ilha da Taipa e nesta ilha", disse António Vizeu, subdiretor dos serviços de meteorologia, à Agência Lusa.
Os ventos no centro do tufão, que está a 310 quilómetros a sul-sudoeste da cidade, chegam aos 131 quilómetros horários.
Os efeitos do tufão, que se desloca no sentido noroeste a uma velocidade de 20 quilómetros, fazem-se sentir num raio de 500 quilómetros.
Os serviços de meteorologia preveem que o centro da tempestade se aproxime até cerca de 300 quilómetros da cidade e que, até ao fim do dia, entre no continente chinês, num ponto a oeste de Macau e a norte da ilha de Hainão.
Com o alerta emitido, o sinal n.º 8 de aproximação de tempestade, a cidade pára e toda a atividade é reduzida ao mínimo possível.
São esperadas inundações entre as 09:00 horas locais (02:00 horas em Portugal Continental) e as 11:00 horas, no porto interior de Macau, com as águas 50 centímetros acima do pavimento.
O alerta emitido implicará também o encerramento das pontes entre Macau e a ilha da Taipa, circulando-se apenas no túnel da ponte Sai Van, estando também suspensas as ligações com Hong Kong.
Até o tufão deixar de constituir perigo estará em funcionamento um centro de coordenação de emergência, para dirigir as operações de socorro.
Este tufão já provocou 21 mortes e dezenas de desaparecidos nas Filipinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário