quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ciência

Cientistas das Universidades de Liége, na Bélgica, e Utrecht, na Holanda provaram que há uma conexão entre a influência do clima no estado de espírito das pessoas.
Eles estudaram 400 adolescentes e suas mães, pedindo aos voluntários que indicassem seu nível de raiva, medo ou felicidade em momentos diferentes. E esta informação foi comparada ao registro climático do Escritório Holandês de Meteorologia. O tempo parece ter influência na metade do grupo pesquisado.
Três grupos foram identificados: os que amam o verão, os que odeiam o verão e os que odeiam a chuva. Os que amam o verão, naturalmente, se sentiam melhor nos dias quentes e ensolarados. Estas mesmas condições climáticas faziam os que odeiam o verão se sentir péssimos. Eles preferem dias frescos e nublados. Já o estado de espírito dos que odeiam a chuva relaciona-se especificamente com a quantidade de chuva, e dias chuvosos são os mais deprimentes.
A depressão de inverno é o distúrbio psicológico mais comum relacionado ao clima, mas os estudiosos de Liége e Utrecht acreditam que pesquisas anteriores negligenciaram a depressão de verão. Como esta nova pesquisa tem dados sobre os adolescentes e suas mães, também pôde ser observado que o efeito do clima é um traço de família. Mães que amam ou odeiam o verão ou detestam a chuva frequentemente têm filhos que reagem da mesma maneira ao clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário