sábado, 3 de setembro de 2011

NOZES

Nutrição
Comer nozes ajuda a prevenir o câncer de mama
Fruto ajudaria também a diminuir a taxa de crescimento dos tumores
Prevenção: o consumo diário de nozes pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama (Thinkstock)
Comer nozes com frequência pode ser uma maneira eficaz de evitar o câncer de mama. É o que sugere um estudo da Universidade Marshall, nos Estados Unidos. Os resultados da pesquisa mostram que a ingestão diária de nozes foi eficiente em reduzir pela metade os riscos de aparecimento de tumores de mama em camundongos. Publicado no periódico médico Nutrition and Cancer, o estudo aponta ainda que o fruto seco ajuda a reduzir a taxa de crescimento dos tumores.
No levantamento, realizado pela cientista Elaine Hardman, foram comparados os efeitos de uma dieta típica (sem o acrescimento diário da noz) e de uma dieta que incluía a ingestão diária do alimento antes mesmo do nascimento, por meio dos nutrientes recebidos pela mãe. A quantidade de nozes na dieta teste era o equivalente a 57 gramas por dia para humanos.
Segundo Hardman, o grupo que ingeria nozes nas duas fases da vida (da concepção ao consumo direto) tinha menos da metade dos riscos do câncer, quando comparados àqueles que mantinham uma dieta típica. Além disso, o número de tumores e seus respectivos tamanhos também eram significativamente menores entre aqueles que consumiam o fruto.
“Essas reduções são particularmente importantes quando se considera que os camundongos foram geneticamente programados para desenvolverem o câncer em uma taxa alta”, diz Hardman. “Nós fomos capazes de reduzir os riscos para o câncer mesmo na presença de mutações genéticas pré-existentes.”
Mas, de acordo com o periódico, estudos sobre modificações na dieta não demonstram se os benefícios resultam do que é adicionado ou removido da alimentação. Nesse caso, adicionar uma gordura saudável e outros componentes significa que a gordura não-saudável foi reduzida, a fim de manter o equilíbrio de gordura da dieta. Para Hardman, outros estudos já demonstravam que ingredientes múltiplos nas nozes reduzem os riscos de câncer ou diminuem seu crescimento.
Pesquisa – Por meio de análise genética, descobriu-se que a dieta contendo nozes modifica a atividade de múltiplos genes que são relevantes para o câncer de mama, tanto nos camundongos como nos humanos. Outros testes mostraram também que o aumento dos ácidos graxos ômega-3 não influenciava plenamente nos efeitos anti-câncer e que o crescimento do tumor diminuiu quando a quantidade de vitamina E foi aumentada.
“O alimento é um importante medicamento na nossa dieta”, diz Hardman. “O que colocamos dentro do nosso corpo faz uma grande diferença – isso determina como o corpo funciona, nossas reações a doenças e à saúde. As coisas simples realmente funcionam: coma bem, se levante do sofá e desligue a TV.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário