terça-feira, 6 de setembro de 2011

CANCRO

SAÚDE
Nova descoberta na vigilância do cancro da mama
por Lusa   Hoje
Investigadores franceses identificaram um marcador do risco de desenvolvimento de metástases pulmonares nas mulheres com cancro da mama, noticiou hoje a agência AFP.
Agindo sobre este marcador, chamado Kindlin-1, os cientistas do Laboratório Oncogenético do Instituto Curie esperam poder bloquear a proliferação de células cancerígenas e, assim, conter o poder agressivo dos tumores com risco acrescido de disseminação pulmonar.
Segundo a investigação, publicada na revista do Instituto Nacional do Cancro norte-americano, o marcador poderá servir de instrumento de diagnóstico para identificar as mulheres com cancro da mama com risco de extensão dos tumores malignos aos pulmões.
"Com este instrumento de diagnóstico, pode-se vigiar melhor os tumores e intervir rapidamente em caso de metástase inicial", defendem os cientistas. A nova descoberta abre igualmente uma pista para uma nova terapia.
A ideia, de acordo com os investigadores, é "determinar a proteína ao nível do tumor para bloquear uma via de sinalização de uma série de acontecimentos moleculares e, assim, bloquear a via que vai conduzir à difusão do tumor nos pulmões".
Em estudos precedentes, a mesma equipa de cientistas do Laboratório Oncogenético do Instituto Curie já tinha identificado uma marca, composta por seis genes, característica dos cancros da mama com forte propensão para formação de metástases nos pulmões.
Os investigadores sustentam que existe uma ligação real entre o excesso da proteína Kindlin-1 nos tumores da mama e o desenvolvimento de metástases pulmonares.
Graças à proteína, a célula cancerígena 'descola-se' do tumor e depois adere a uma matriz de colagénio para ser transportada para os vasos sanguíneos com vista a disseminar-se no organismo e a fixar-se nos pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário