OMS: Europa é o continente que mais consome álcool no mundo
O álcool é socialmente aceito na Europa, mas a UE encabeça a lista mundial de consumo excessivo
25/09/2011
A Organização Mundial da Saúde informou que a Europa — o braço regional da OMS — é o continente líder no consumo de bebida alcoólica no mundo.
Durante um fórum que reuniu 53 países europeus, em Baku, capital do Azerbaijão, a OMS discutiu um plano de ação para reduzir os danos causados pelo consumo excessivo de álcool.
A bebida é o segundo maior causador de mortes e doenças na Europa, ficando atrás somente do tabaco.
Zsuzsanna Jakab, diretora da OMS na Europa, afirmou na abertura do evento que “os danos que são causados pelo álcool são uma prioridade para a saúde pública.
Jakab afirmou também que os países estão conscientes do problema, e que o objetivo do plano de ação era oferecer um suporte técnico.
A média europeia anual é de mais de 9 litros de álcool puro por habitante. A média em casos de embriaguez forte é de 20% entre adultos.
O principal plano de ação da OMS é diminuir o consumo danoso de bebidas entre 2012 e 2020. Uma das medidas previstas é a fiscalização de propaganda de bebidas alcoólicas na mídia, criação de impostos sobre produtos etílicos e mais eficácia no combate à combinação de álcool e direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário