quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MACAU

121 ocorrências registadas

Tufão "Nesat" já faz feridos em Macau
por Lusa   Hoje
Seis feridos e 121 ocorrências como saída de ambulâncias, pequenas inundações ou queda de andaimes ou tapumes, foram hoje registados em Macau em consequência da aproximação do tufão "Nesat".
Com uma cidade praticamente deserta - uma recomendação das autoridades com receio de derrocadas, quedas de reclamos ou tapumes - com o comércio, escolas e serviços fechados, a maioria da população segue a recomendação oficial, mas a manutenção do funcionamento dos casinos e outros serviços essências, acaba por levar ainda centenas de pessoas para a estrada.
A amplitude do tufão - cerca de mil quilómetros -, o número de vítimas que provocou na passagem pelas Filipinas - 35 mortos e cerca de 40 desaparecidos - ajudaram a aumentar as preocupações das autoridades que vão hasteando sinais, seguindo as normas da força dos ventos ou da aproximação da tempestade que, neste caso, esteve no seu ponto mais próximo, o seu centro a 290 quilómetros a su-sudoeste de Macau a meio da manhã.
O trânsito de Macau para as ilhas circulou durante as 12 horas em que esteve hasteado o sinal oito, gerando algumas filas e tempos de espera para entrar no túnel da Ponte Sai Van.
De acordo com uma nota oficial, nenhum dos feridos inspira cuidados especiais nem as ocorrências geraram grande perigo, embora haja ainda prejuízos materiais a conferir nos próximos dias.
As autoridades revelaram também que uma dezena de pessoas encontrou abrigo - por diversas razões como inundação da habitações ou ser sem-abrigo, no Centro de Acolhimento do Instituto de Acção Social.
O "Nesat" encontrava-se às 20.00 locais (13.00 em Lisboa) a cerca de 440 quilómetros oés-sudoeste de Macau, movia-se para oeste a cerca de 20 quilómetros por hora afastando-se do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário