domingo, 29 de maio de 2011

Tufão Songda

Tufão Songda chega ao Japão e se aproxima da usina de Fukushima
Autoridades japonesas alertaram para a possibilidade de maré forte, inundações e fortes tempestades
O tufão Songda, degradado a tempestade tropical forte, chegou neste domingo à costa sudeste do Japão com ventos de até 108 quilômetros por hora e se teme que na segunda-feira passe perto da usina nuclear de Fukushima, afetada por vazamentos radioativas.
Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão, a tempestade já passou pela ilha de Kyushu (sul) e se encontra ao sul da cidade de Kochi (Shikoku). A frente de baixas pressões e fortes ventos se dirige para o norte pela costa do Pacífico japonês a uma velocidade de 55 km/h e está provocando fortes chuvas em uma ampla área do centro do Japão.
As autoridades alertaram da possibilidade de maré forte, possíveis deslizamentos de terra e inundações por causa deste tufão debilitado, o segundo da temporada, que já deixou pelo menos três mortos nas Filipinas. Espera-se que a tempestade chegue neste domingo à noite à região nordeste japonesa afetada pelo terremoto e posterior tsunami do dia 11 de março, por isso que as precauções em Fukushima estão sendo extremadas para evitar um aumento dos vazamentos.
O operador da central, a empresa Tokyo Electric Power (Tepco), tomou medidas como a instalação de diques de sacos de areia e a mudança dos guindastes móveis, que ajudam nos trabalhos de estabilização dos reatores, para lugares protegidos.
A Tepco assegurou que se as chuvas forem muito intensas todas as operações, exceto a vigilância, vão parar na unidade. Os operários estão preocupados com os níveis de água radioativa nos prédios de turbinas das unidades 2 e 3, que aumentaram e devem vigiar constantemente para prevenir que ela transborde e vaze para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário