terça-feira, 24 de maio de 2011

FIM DO MUNDO

Fiéis tentam compreender ausência de 'fim do mundo'
Seguidores do radialista evangélico que havia declarado o último sábado o "Dia do Julgamento" estão, agora, tentando entender o porquê de a profecia não ter se concretizado.
Alguns seguidores de Harold Camping expressaram surpresa depois de o dia ter passado sem nenhum acontecimento apocalíptico; outros disseram que a ausência de ocorrências era mais uma forma de Deus colocar sua fé à prova.
Fiéis dizem que gastaram dinheiro fazendo publicidade da profecia
Enquanto isso, Camping, a figura no centro da polêmica, não é visto em público há dias.
Procurado pela agência Associated Press, ele disse que daria explicações em um pronunciamento na noite desta segunda-feira.
Camping havia previsto que Jesus Cristo retornaria à Terra em 21 de maio de 2011, data em que os crentes levados, “extasiados”, rumo ao céu.
O radialista de 89 anos havia usado seus pronunciamentos em uma rede cristã e outdoors para divulgar suas ideias, que acabaram se tornando conhecidas em todo o mundo.
Harold Camping previu que um terremoto gigante ocorreria no sábado
Camping alegava que textos bíblicos indicavam que um terremoto gigante – que começaria às 18h de cada parte do mundo – marcaria o começo da destruição do planeta no sábado. Até 21 de outubro, todos os descrentes estariam mortos.
‘Algum ceticismo’
Robert Fitzpatrick, funcionário aposentado do setor de transportes em Nova York, afirma ter gasto mais de US$ 140 mil de sua poupança em publicidade para a previsão de Camping.
Depois que as 18h passaram e nada aconteceu, ele declarou: “Não entendo o porquê... Não entendo como nada aconteceu”.
“Não posso lhe dizer o que sinto neste momento. Obviamente não entendi bem (a previsão), porque ainda estamos aqui.”
Outros seguidores disseram que já tinham dúvidas quanto à previsão.
“Tinha algum ceticismo. Mas estava tentando superá-lo porque acredito em Deus”, disse Keith Bauer, que viajou 4,8 mil quilômetros (do Estado de Maryland à Califórnia, onde fica a sede da rádio de Camping) para o “Êxtase”.
“Estava torcendo por isso, porque acho que o céu deve ser bem melhor do que esta Terra”, disse Bauer.
‘Sem plano B’
Segundo o jornal The Washington Post, centrais de atendimento a suicidas estão de sobreaviso para o caso de fiéis caírem em depressão após a falha na previsão.
Um grupo de frequentadores de uma igreja em Milpitas, Califórnia, organizou uma missa no domingo de manhã, para confortar os seguidores de Camping, informou o New York Times.
“Estamos aqui porque nos preocupamos com estas pessoas”, disse ao jornal o clérigo James Bynum. “É fácil tirar sarro deles. Mas por quê (fazê-lo)?”
Muitos outros grupos cristãos haviam rejeitado as ideias de Camping, chamando-o de “falso profeta”.
Outra profecia dele havia falhado em 1994, mas ele alegou que isso ocorreu devido a um erro matemático.
Já ateus americanos promoveram festas para celebrar a falha na previsão. Um grupo chegou a se reunir diante da rádio de Camping, em Oakland, Califórnia.
“É uma das coisas mais tristes que já ouvi, a ideia de que há pais que gastaram as poupanças universitárias de seus filhos, que venderam suas casas (para divulgar as ideias de Camping)”, disse à BBC uma das pessoas que estiveram em Oakland.
Em sua profecia, Camping havia dito que sabia “sem sombra de dúvidas” que o “Dia do Julgamento” estava prestes a chegar e que não havia um “plano B”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário