domingo, 29 de maio de 2011

Central nuclear no Japão

Sistema de refrigeração do reactor 5 de Fukushima parou
por Lusa Hoje
A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central nuclear japonesa de Fukushima, anunciou hoje a paragem do sistema de refrigeração do reactor número cinco e garantiu que os trabalhos para retomar a sua actividade estão em marcha.
De acordo com um despacho da agência japonesa Kyodo, as bombas de injecção de água no reactor e as piscinas de combustível da unidade cinco pararam no sábado pelo que a Tepco está a trabalhar para colocar em funcionamento os sistemas auxiliares.
A temperatura do reator aumentou 68 para 87 graus enquanto que a água da piscina subiu de 41 para 44 graus.
Os reactores cinco e seis da unidade de Fukushima são os únicos que não foram afectados pelo grave terramoto seguido de tsunami a 11 de Março e estavam mantidos em "paragem fria" o que significa que estavam estabilizados e refrigerados por uma corrente interna de água.
O reactor cinco estava ligado à rede eléctrica externa e não tinha sofrido qualquer explosão ou incêndio como aconteceu com as unidades 1, 2, 3 e 4, nem sofreu danos no edifício do reactor faz uma retenção primária nem nas piscinas de combustível usado.
Os engenheiros da Tepco esperaram conseguir retomar as funções de refrigeração da unidade cinco nas próximas horas e não acreditam na subida rápida da temperatura no complexo.
No caso dos reactores afectados, a Tepco está a utilizar bombas especiais externas até que consiga instalar no complexo um novo sistema de refrigeração em ciclo contínuo de água.
O Japão enfrenta a sua pior crise nuclear de sempre e já encerrou unidades de produção de energia com recurso ao nuclear devido a receios que um novo sismo provoque o caos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário