quarta-feira, 18 de maio de 2011

PERCEVEJOS

Estados Unidos
Retorno de percevejos no verão traz pesadelos e oportunidades para NY
Theo Leggett
Repórter de Economia, BBC News
Infestada por percevejos nos últimos verões, a cidade de Nova York se prepara para mais uma temporada de convivência com os pequenos insetos, que se alimentam de sangue humano.
Inseto tem infestado casas, lojas e hotéis de NY nos últimos verões
Essa proliferação, ainda que seja um pesadelo para empresas, clientes e cidadãos comuns, abre oportunidades de lucros para alguns profissionais.
A capital financeira dos Estados Unidos abriga 9 milhões de pessoas que vivem e trabalham em incrível proximidade, o que cria condições perfeitas para que os percevejos se multipliquem.
Uma infestação de percevejos é fácil de adquirir e difícil de ser erradicada. Os insetos podem ser pegos em táxis ou cinemas, no metrô e em quartos de hotel.
No ano passado, lojas famosas da cidade foram afetadas, entre elas a rede de roupas íntimas Victoria's Secret e a loja de moda adolescente Hollister.
Danos à imagem
Percevejos em estabelecimentos comerciais são uma péssima notícia. Empresas especializadas em erradicar as pragas podem cobrar até dezenas de milhares de dólares por seus serviços.
Mas os danos à reputação do estabelecimento podem ser mais difíceis de contabilizar e contornar, disse o advogado Scott Bermack, do escritório de advocacia nova-iorquino LeClair Ryan.
"Você ouve falar de um percevejo em uma loja ou hotel e os clientes saem correndo para espalhar (a notícia) aos amigos e na internet."
E há grandes chances de que fregueses enraivecidos entrem com processos legais contra a empresa em questão, disse o advogado.
"Alguns processam por danos aos móveis, às roupas. Há pessoas que processam por dor e sofrimento, por danos emocionais ou psicológicos."
E como interessa às empresas limitar a publicidade negativa, muitos desses casos terminam em acordos judiciais - o que adiciona outros milhares de dólares à conta dos danos causados pelos percevejos.
Combate
Esses acordos judiciais rendem dividendos a advogados. Mas eles não são os únicos a se beneficiar do avanço dos percevejos.
Como combater os percevejos
-Não leve para casa camas ou colchões de segunda mão
-Não permita o acúmulo de objetos e bugigangas no lugar onde você dorme - são esconderijos perfeitos para os percevejos
-Ao inspecionar acomodação alugada, fique atento para os sinais óbvios de infestações, como manchas de sangue em lençóis e nos cantos de móveis e cortinas
-Não perca tempo, comunique o problema e combata a infestação logo no começo
-Acredita-se que percevejos não sejam capazes de picar através da roupa - como último recurso, esconda-se dentro de um saco de dormir e feche o zíper, ou vista algo que cubra todo o corpo
-Chame uma companhia especializada para lidar com o problema
“(A epidemia) tem sido ótima em termos de retorno comercial”, disse Timothy Wong, diretor de controle de pragas da empresa M&M Environmental.
"Seis ou sete anos atrás, serviços envolvendo percevejos representavam 1% dos nossos ganhos. Hoje, respondem por mais de 25% do faturamento", agregou. “Estamos tratando (a invasão dos percevejos) em quase todos os lugares, desde escritórios até lojas de varejo, hotéis, lojas de departamento e empresas aéreas.”
Obviamente, a crescente demanda fez com que muitos empresários tentassem a sorte no ramo de controle de pragas. Mas, segundo Wong, poucos deles tiveram sucesso.
“Muitos novatos entraram no setor. Mas o curioso é que 60% ou 70% dos que começaram (nesse mercado em 2010) já o abandonaram. É uma indústria com a qual não estavam familiarizados. As despesas são enormes e os equipamentos e treinamentos são caros.”
Mas, para a empresa de Wong, os negócios estão crescendo, fato atestado pela multidão de vendedores que se amontoam no pequeno corredor do escritório, atendendo ligações de cidadãos e empresários preocupados com percevejos.
Pragas mais resistentes
E a demanda deve continuar crescendo, já que inseticidas que costumavam ser eficientes contra percevejos, como DDT, foram banidos, enquanto os insetos foram se tornando cada vez mais imunes aos demais venenos.
A atividade dos percevejos aumenta durante os meses de verão, e especialistas acreditam que esta temporada no hemisfério Norte não será uma exceção.
E, além de Nova York, outras cidades devem ser afetadas pela proliferação dos insetos. Percevejos são notórios viajantes, e sinais de epidemia já surgiram em metrópoles como Filadélfia, Los Angeles, Washington, Londres e Paris – abrindo oportunidades de negócios para uns e provocando noites de insônia para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário