quinta-feira, 26 de maio de 2011

PORTUGAL

Saúde
Portugal não recebeu pepinos que causam infecção fatal
por Lusa          Hoje
Portugal não foi indicado pelas autoridades europeias e alemãs como sendo país de destino de pepinos espanhóis, que a Alemanha alega estarem na origem de um surto infeccioso fatal no seu território, informou hoje o Ministério da Agricultura.
Num esclarecimento à agência Lusa, o Ministério de António Serrano refere que "Portugal não foi informado pelas autoridades alemãs ou pela Comissão Europeia como sendo um país de destino desses produtos". A nota adianta que "todos os organismos responsáveis pela segurança alimentar estão atentos à situação e vigilantes".
As autoridades alemãs alegaram hoje que o surto infeccioso causado por uma perigosa variante da bactéria intestinal Escherichia coli - que provoca diarreias com sangue e já matou três pessoas e atingiu outras 600 - teve origem em pepinos de Espanha comercializados no mercado central de Hamburgo. O foco infeccioso foi detectado após a realização de análises a quatro pepinos escolhidos aleatoriamente entre os legumes à venda no mercado central de Hamburgo, dos quais três eram espanhóis, um deles de agricultura biológica.
A Federação Espanhola de Produtores e Exportadores de Frutas e Hortaliças assegurou que, "em princípio, não existe nenhuma constatação oficial" de que um carregamento de pepinos espanhóis tenha causado um surto infeccioso na Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário