segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ALERTA PARA A ALIMENTAÇÃO

Especialistas alertam para riscos de frangos de 10 kg
por ELISABETE SILVA - Hoje

Aves resultam de cruzamento entre espécies e são criadas em Israel. Impacto na saúde pode demorar anos a revelar-se.
O acasalamento de um pequeno frango sem penas com outro mais gordo resultou num animal de 10 kg, já depenado. A experiência foi feita em Israel - pioneiro na biotecnologia alimentar - e a recente reportagem de um cozinheiro garantiu que a carne era mais tenra e saborosa. Estas mutações são vistas com desconfiança pelos especialistas, pois as experiências do passado comprovam muitos fracassos nestas alterações, que nalguns casos foram fatais para o homem.
A nutricionista Alexandra Bento considera as alterações genéticas negativas, as em animais ou em vegetais. "Os nutricionistas vêem com receio as modificações. Aconselha-se que as pessoas a recorram a alimentos naturais", disse ao DN.
A presidente da Associação de Médicos Veterinários, Sofia Almendra, subscreve o alerta. A especialista defende que "só daqui a uns anos teremos a percepção se estas mutações são ou não negativas para a saúde humana. Não são feitos estudos e muito menos testes em humanos, pois tal não é possível". E lembra que muitas vezes consequências só são visíveis a longo prazo, como no caso das vacas loucas, cujo período de incubação pode chegar aos 12 anos.
"A inovação nesta área não é necessária. Se falássemos de distribuição de alimentos pelos locais que mais necessitam ainda se compreenderia, mas o objectivo destas experiências é apenas vender", realça Alexandra Bento.
Sofia Almendra não acredita que a criação de frangos com 10 kg seja uma preocupação para o futuro de outras espécies. "Na história da humanidade o que temos mais são exemplos de mutações de animais, este é apenas mais um", afirmou. Para a veterinária a possibilidade de se ver no mercado frangos tão grandes é quase nula. "Há uns anos tentou-se criar um porco com mais uma costela, para se ter mais uma costeleta. O resultado foi desastroso", relembra.
Sofia Almendra destaca o cuidado existente no País para a mutação de animais.
"O exemplo de Israel dificilmente se tornaria realidade em Portugal. Aqui há muitas regras e são cumpridas", garante.
FONTE:
DN CIÊNCIA - PORTUGAL

Um comentário:

  1. só digo uma coisa para essa tal sofia Almendra: dor de cotovelo.."O exemplo de Israel dificilmente se tornaria realidade em Portugal. Aqui há muitas regras e são cumpridas"..por amor a deus..tomara ela que portugal fosse como Israel,avançado em termos tecnologicos e que apoiasse as pessoas nos seus projectos..ela devia era estar calada e não dizer desparates do tipo: portugal tem mais higiene e cuidado(asae) nesse tipo de coisas -.-

    ResponderExcluir