terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FRANÇA - H1N1

Gripe suína/H1N1
França vai cancelar encomenda de 50 milhões de vacinas
Reportagem publicada em 05/01/2010 Última atualização 05/01/2010 15:41 TU

A França vai revender uma parte de seu estoque de vacinas contra a gripe suína e cancelar uma encomenda de 50 milhões de doses, sendo 32 do laboratório GSK, 11 milhões da Sanofi Pasteur e 7 milhões da Novartis. Os lotes devem ser adquiridos pelo Qatar, o Egito e a Ucrânia, que ainda está negociando as condições de aquisição.
O anúncio da revenda, que representa uma economia de 350 milhões de euros para o governo francês, foi feito na noite desta segunda-feira pela ministra da saúde, Roselyne Bachelot. Para enfrentar a epidemia, o governo havia previsto inicialmente um total de 94 milhões de unidades, que custaram cerca de 712 milhões de euros.
Desde o início da campanha de vacinação, em outubro, apenas 5 milhões de doses foram utilizadas até agora, o que representa menos de 10% da população francesa, de 65 milhões de pessoas. Para suprir uma eventual demanda, ainda restam 25 milhões de doses. Mas a população francesa se mostra reticente à vacina e seus possíveis efeitos colaterais desde o início. Em entrevista ao jornal Le Monde nesta terça-feira, o ex diretor-geral da saúde na França, William Dab, disse que a falta de resposta a algumas questões acabou gerando desconfiança entre os franceses. "Por que as mulheres grávidas beneficiam de uma vacina sem adjuvante se não há risco no uso da substância ?", questiona Dab.
A decisão do governo baseia-se na constatação de que os casos de gripe suína no país estão em declínio. A epidemia, que atingiu seu auge em dezembro, expandiu menos do que o esperado. Um dos fatores é a onda de frio que inibiu a proliferação do H1N1, segundo especialistas.
O anúncio do Ministério da Saúde gerou críticas. O deputado socialista Jean Marie Le Guen pediu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito. Já o deputado Bernard Debre, do UMP, partido da situação, de Nicolas Sarkozy, criticou a política de precaução extrema adotada pelo governo.
Até o dia 9 de dezembro, o ministério da Saúde estimava que 15 % das 94 milhões de doses haviam sido entregues. A campanha de vacinação na França continuará até setembro.
FONTE:
RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário