quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mudança climática: diplomatas preparam tratado internacional


Omissão sobre a mudança climática terá consequências terríveis, advertiu a chanceler alemã Angela Merkel. Diplomatas de 35 países estão reunidos em Berlim para dar início a negociações sobre o clima, tentando superar profundas discordâncias entre os Estados membros da ONU.
Durante o Diálogo sobre o Clima em Petersburgo, a chanceler alemã declarou que os atuais compromissos voluntários de reduzir a emissão de gases na atmosfera podem não impedir que as temperaturas globais aumentem  3C ou 4C. A meta atual é de 2C.
“Não se ganha coisa alguma tentando ganhar tempo”, disse Merkel. Antecipando-se a uma conferência das Nações Unidas sobre o clima a ser realizada em Qatar, o primeiro-ministro Abdullah bin Hamad Al-Attiyah afirmou que o seu país está se esforçando em reduzir suas taxas de emissão de carbono, as maiores per capita do mundo. No entanto, ele também afirmou ser “difícil” fazer com que as nações se unam em prol de reduzir as emissões que são a maior causa do aumento das temperaturas, no mundo. “Precisamos de Ângela Merkel em Qatar”, afirmou ele.
Diplomatas de 35 países estão trabalhando para criar um tratado climático internacional a ser assinado em 2015 e que entrará em vigor em 2020. Merkel foi a ministra do Meio Ambiente em 1990 e ajudou a negociar o Protocolo de Kioto.
China e Estados Unidos, dois dos principais emissores (de gases nocivos) do mundo, fazem parte do painel.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário