quinta-feira, 26 de julho de 2012

Camisa é capaz de monitorar a saúde de pacientes com doenças crônicas

Camisa é capaz de monitorar a saúde de pacientes com doenças crônicas
Camisa é capaz de monitorar a saúde de pacientes com doenças crônicas
Um novo sistema, baseado em uma leve camisa equipada com sensores que monitoram a frequência cardíaca, a respiração e a atividade física de seus usuários promete trazer benefícios para quem sofre com doenças crônicas. Financiado pela União Europeia, a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, colaborando ainda para reduzir despesas com saúde.
Desenvolvido a partir de um consórcio de 14 pesquisadores de 8 países europeus, o sistema faz parte do projeto denominado Chronious e tem como coordenador o cientista Roberto Rosso.
Criado com a intenção de acompanhar a rotina de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doença renal crônica (DRC), o sistema conta com o diferencial de poder ser adaptado para realizar o monitoramento de uma variedade de outros problemas.
Utilizada ao lado de dispositivos externos, como glicosímetro, monitor de pressão arterial, espirômetro e sensor de qualidade do ar, por exemplo, a camisa é responsável por emitir dados através de dispositivos móveis, como smartphones ou PDAs. Esses aparelhos, por sua vez, transmitem as informações para serem analisadas por meio de softwares de processamento inteligente de dados, acompanhados pela equipe que presta cuidados ao paciente.
Camisa é capaz de monitorar a saúde de pacientes com doenças crônicas Camisa é capaz de monitorar a saúde de pacientes com doenças crônicas
Em especial para pacientes com doença renal crônica, os criadores da camisa desenvolveram ainda um programa que permite realizar o monitoramento de sua alimentação, facilitando o trabalho dos médicos.
A grande vantagem da iniciativa é que todos os dados coletados são altamente precisos, sendo atualizados todos os dias, à medida que o paciente continua levando sua rotina normalmente. O resultado se apresenta em forma de dados analisados de forma inteligente, permitindo um maior entendimento acerca dos sintomas e progressos de cada caso.
Com a camisa, a expectativa é que se torne mais fácil elaborar e ajustar tratamentos, de acordo com a necessidade individual de cada paciente, reduzindo em até 30% o número de visitas ao hospital para realização de check-ups e exames. O projeto, portanto, mostra-se um facilitador especialmente à vida de pacientes idosos.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário