quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hepatite mata um milhão de pessoas por ano


Hepatite mata um milhão de pessoas por ano
por Texto da Agência Lusa, publicado por Joana Capucho  Hoje

Um milhão de pessoas morre todos os anos de hepatites virais, alerta hoje a OMS, apelando aos governos que "reforcem os seus esforços" na luta contra uma doença que afeta uma em cada doze pessoas.
O alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) surge a propósito do Dia Mundial da Hepatite, que se assinala no sábado sob o lema "Está mais próximo do que se pensa".
Segundo a organização, 500 milhões de pessoas sofrem de doenças crónicas devido à infeção com os vírus da hepatite.
"A grande maioria das pessoas infetadas com hepatite são desconhecedoras e não estão diagnosticadas nem tratadas" diz Sylvie Briand, do departamento da OMS para as doenças pandémicas e epidémicas, citada num comunicado da organização.
Para a médica, "só aumentando o conhecimento sobre as diferentes formas de hepatite e a forma como podem ser prevenidas e tratadas se pode dar os primeiros passos no sentido do controlo total da doença e de salvar milhares de vidas".
A organização quer, por isso, trabalhar com os Estados para sensibilizar os decisores, os profissionais de saúde e o público em geral para a doença, a sua prevenção e controlo, combatendo também a discriminação dos infetados.
Quer ainda promover políticas baseadas na evidência, apostar na prevenção da transmissão, bem como aumentar o diagnóstico e o tratamento.
Segundo a OMS, a hepatite viral é uma inflamação do fígado causada por um de cinco vírus, referidos como tipos A, B, C, D e E. Embora todos eles provoquem doenças do fígado, variam bastante na sua epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Os tipos B e C são aqueles que mais preocupam porque uma grande percentagem das pessoas infetadas só começa a sentir os sintomas quando já se encontram cronicamente doentes.
Isto pode acontecer décadas depois da infeção. Além disso, estes dois vírus são a principal causa de cirrose hepática e provocam 80% de todos os casos de cancro do fígado.
Estima-se em 2.000 milhões o número de pessoas infetadas com o vírus da hepatite B, o mais comum, e que 500 a 700 mil pessoas morram anualmente de doenças causadas por este vírus.
As estimativas apontam para 150 milhões de pessoas afetadas com o tipo C e 1,4 milhões com o tipo A.
A infeção pode ocorrer através de fluidos corporais infetados ou alimentos e água contaminados, dependendo do tipo de hepatite.
Atualmente existem vacinas eficazes para todos os tipos de vírus, exceto o da hepatite C, mas pela primeira vez na história, a hepatite C é curável, sublinha a OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário