quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Turquia

‘Cidade do câncer’ deve ser aterrada para conter doença
Vilarejo de Tuzkoy, na Turquia, é assolado por mesotelioma, câncer raro causado por mineral vulcânico abundante na região
4/11/2010
Tuzkoy, um vilarejo turco conhecido como ‘cidade do câncer’ pode ser enterrado para conter as altas taxas da doença entre a população local. Quase metade das mortes da região são decorrentes de um câncer raro conhecido como “mesotelioma”, causado principalmente pelo mineral vulcânico erionita – encontrado em abundância na área.
“O plano é demolir a vila antiga, enterrá-la em 1 metro e meio de terra e plantar sobre ela”, declarou o prefeito da cidade, Umit Balak.
O governo turco, contudo, ainda não decidiu se vai aterrar o local, cobri-lo com asfalto ou simplesmente tentar manter as pessoas afastadas.
Murat Tuncer, presidente da unidade do Ministério da Saúde responsável pelo combate ao câncer, afirmou que 46 pessoas da cidade desenvolveram o mesotelioma este ano – em relação a 65 casos em todo o país. A taxa de mortalidade de pessoas com a doença é de 700 a 800 vezes mais alta na cidade do que no resto do mundo.
Eronita está no mesmo grupo de carcinogênicos que asbesto, diz OMS
A eronita, encontrada em pedras vulcânicas, é classificada como carcinogênico de Grupo 1 pela Agência Internacional da Pesquisa de Câncer – o braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) responsável pelo estudo sobre o câncer. Outras substâncias incluídas no grupo 1 são asbesto, arsênico e tabaco.
Tuzkoy foi declarada zona de perigo em 2004. Desde então, cerca de 250 famílias já se mudaram para casas a 1,6 quilômetro de distância do local, e outras 2.350 pessoas devem se mudar quando novas casas, subsidiadas pelo governo, estiverem prontas.
Quando os residentes tiverem se mudado para a “Nova Tuzkoy”, as autoridades pretendem plantar árvores no local aterrado para prevenir a erosão ou a transmissão do mineral pelo ar, declarou Tuncer.
FONTE 1
FONTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário