domingo, 7 de novembro de 2010

RELIGIÃO

Papa pede 'novo vigor' para fé católica na Europa
O papa Bento 16 pediu que a fé na Ingreja Católica alcance um "novo vigor" no continente europeu, em discurso de despedida de sua viagem à Espanha, neste domigo.
Algumas horas antes, o pontífice havia consagrado a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, um cartão-postal inacabado da cidade.
                                            
Bento 16 já anunciou terceira visita à Espanha no ano que vem
Durante a sua visita à capital da Catalunha, o papa benzeu com água benta o altar da igreja, transformando-a em basílica diante de 6,5 mil convidados.
Na cerimônia de despedida, acompanhada pela realeza espanhola e pelo presidente de governo, José Luis Rodríguez Zapatero, segundo relato do jornal El País, nenhum dos lados mencionou os temas espinhosos que tensionam a relação entre igreja e a Espanha, país que recentemente descriminalizou o aborto e aprovou o casamento entre homossexuais.
No entanto, o papa havia criticado no sábado o que considera um "excesso de secularismo" da Espanha.
Barcelona
A cerimônia de consagração da Sagrada Família foi vista por milhares de pessoas em telas gigantes nas ruas de Barcelona. As orações foram acompanhadas por um órgão e três coros contando com 800 vozes.
Após a consagração, a nave principal da igreja agora poderá abrigar missas diárias.
A famosa obra de Antoni Gaudí permanece inconclusa desde a morte do arquiteto, em 1926.
A construção, que começou em 1882, segue em andamento e não deve terminar antes de 2026, no centenário de morte do arquiteto mais ilustre de Barcelona.
O templo é patrimônio universal e deve se tornar a mais alta igreja do mundo quando a torre central de 170 metros estiver pronta.
O atual arquiteto do projeto acredita que a visita do papa ajudará na arrecadação de fundos para as obras, hoje custeadas com doações e através da taxa de entrada cobrada dos visitantes.
'Beijaço'
A visita do papa à Espanha, que começou no sábado, está gerando protestos.
Neste domingo, cerca de 200 ativistas gays promoveram um "beijaço" para protestar contra as posições da igreja em relação ao homossexualismo.
Igreja foi coberta e decorada para visita do pontífice
"Estamos aqui para protestar contra a visita do papa e pedir mudanças na mentalidade da instituição católica, que ainda se opõe ao nosso direito de amar de formas diferentes", disse um dos manifestantes, Sergi Diaz.
É a segunda vez que Bento 16 vai ao país, e uma terceira visita já está programada para 2011.
O Vaticano vê a Espanha como um dos países mais importantes no mundo católico atualmente. Apesar de 73% dos espanhóis se dizerem católicos, apenas pouco mais de 14%, segundo pesquista recente, vão à missa regularmente.
No sábado, o pontífice visitou a cidade espanhola de Santiago de Compostela, o centro e estágio final da maior parte das peregrinações do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário