segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Descoberta

Cientistas transformam células de pele em sangue
Conversão direta desenvolvida no Canadá pode ser revolucionária no tratamento de pacientes com câncer e doenças sanguíneas
8/11/2010

Células da pele são diretamente convertidas em sangue, sem fase intermediária (Foto: istock)

A transformação de células de pele em sangue pode revolucionar os tratamentos de câncer e doenças sanguíneas como anemia. A técnica foi desenvolvida por cientistas canadenses, que tiraram fibroblastos de adultos e recém-nascidos e as converteram em células sanguíneas adicionando substâncias químicas e o gene OCT4.
Com a técnica, pacientes poderão receber sangue idêntico à sua formação biológica. A técnica pode auxiliar pacientes de câncer a suportar tratamentos como químio e radioterapia, que têm como efeitos colaterais a destruição de células que produzem sangue.
A equipe da universidade McMaster, em Ontario, foi a primeira a provar que é possível converter células da pele diretamente em sangue. A conversão desenvolvida pelos canadenses tem a vantagem de ser direta, pulando a etapa intermediária de transformar células-tronco em células pluripotentes, que só então seriam convertidas em células sanguíneas.
“Nós mostramos esses trabalhos usando pele humana. Sabemos como funciona e acreditamos que podemos melhorar o processo”, declarou Mickie Bhatia, um dos pesquisadores. “Agora, vamos seguir desenvolvendo outros tipos de células humanas a partir da pele, uma vez que já temos evidências encorajadoras”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário