segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Anwar al-Aulaqi

Imã radical apela para que se matem norte-americanos
por Lusa              Hoje
O imã radical de dupla nacionalidade norte-americana e iemenita Anwar al-Aulaqi apelou hoje numa mensagem vídeo difundida na internet para que se matem norte-americanos "sem hesitação".
"Não hesitem em matar norte-americanos. Combater Satã não exige uma 'fatwa' (decreto religioso). São eles ou nós", afirmou o imã num vídeo de 23 minutos detectado pelo centro norte-americanos de vigilância de 'sites' radicais islâmicos.
Al-Aulaqi, de 39 anos, é procurado activamente pelas autoridades dos Estados Unidos e do Iémen, que o consideram "extremamente perigoso" e o responsabilizam por recrutamento de terroristas para a Al-Qaida e planeamento de ataques.
Alegadamente refugiado numa zona tribal do sul do Iémen, Al-Aulaqi foi colocado por Washington na lista de alvos a eliminar.
O imã está actualmente a ser julgado, à revelia, no Iémen, que no sábado ordenou a sua detenção "a bem ou a mal".
No vídeo, o imã apareceu com as vestes tradicionais iemenitas e ataca nomeadamente o Irão, que acusa de querer "expandir uma ideologia desviante no Iémen", referindo-se ao xiismo.
Al-Aulaqi afirmou que a região é palco "de um conflito entre a América e Israel, de um lado, e o Irão, de outro": "As primeiras vítimas do Irão serão os povos sunitas do Golfo".
Um excerto desta mensagem vídeo foi difundido a 23 de Outubro, de cerca de um minuto e meio, no qual o imã afirmou que os ulemas, teólogos muçulmanos, devem guiar os muçulmanos nestas "circunstâncias difíceis".
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário