terça-feira, 2 de novembro de 2010

Menina de dez anos deu à luz

Menor e bebé deverão ficar ao cuidado da família
Menina de dez anos deu à luz em Espanha
02.11.2010 - 17:38 Por PÚBLICO
Uma menina de dez anos deu à luz no hospital espanhol de Jerez, em Andaluzia, num caso sem precedentes naquela região. A menor e o bebé encontram-se em “perfeitas condições de saúde”, apesar de a gravidez ter decorrido sem acompanhamento médico. Os serviços sociais estão agora a analisar se a menina e o seu filho vão ou não permanecer com a família.
O parto correu dentro da normalidade, sem registo de complicações apesar da idade da parturiente (Foto: Nelson Garrido)
Tudo decorreu com normalidade na sala de partos. A mãe da menor e a própria mantiveram-se calmas e não houve cenas de nervosismo, apenas foram registadas as agitações próprias de um nascimento prestes a acontecer. “Isto é algo habitual”, terá dito à equipa médica a família da menor, oriunda da Roménia, segundo os media espanhóis. Fontes do hospital de Gerez, citadas pela edição online do “El Mundo”, contaram que os familiares da criança acompanharam o processo com tranquilidade, porque “se trata de algo normal no seu meio”. O pai do bebé é também menor.
A menina e o bebé, cujo sexo não foi avançado, estão em “perfeitas condições de saúde” e já tiveram alta hospitalar. A data do parto não é avançada, mas os serviços sociais de Jerez confirmaram que tiveram conhecimento do caso na última sexta-feira.
Questionados sobre a situação médica da menor, dado o elevado risco de saúde de uma gravidez numa menina de dez anos, os serviços para a Igualdade e Bem-Estar Social de Andaluzia, ouvidos pelo “El País”, afirmaram que “o importante é que tanto a mãe como o bebé foram perfeitamente acompanhados [pela família]. Se é assim, poderão ficar, sem problemas, no seio familiar, uma situação que estamos a analisar neste momento”.
A conselheira para a Igualdade e Bem-Estar Social de Andaluzia, Micaela Navarro, admitiu com “grande surpresa” a existência deste caso, único naquela região, e garantiu que será seguido de perto no futuro, nomeadamente a capacidade da família para cuidar da menor e do recém-nascido.
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, de 2008, 177 meninas com menos de 15 anos deram à luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário