sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Avanço científico

Vacina contra Aids pode ser realidade
De acordo com a pesquisa publicada na revista norte-americana Science, a resposta pode estar nas pessoas resistentes ao vírus HIV
5/11/2010
Em quase 30 anos, a doença contaminou quase 60 milhões de pessoas (Fonte: DBMP)
Um estudo dos Estados Unidos mostrou novas pistas de como produzir uma vacina para prevenir a Aids. De acordo com a pesquisa publicada na revista norte-americana Science, a resposta pode estar nas pessoas resistentes ao vírus HIV.
“Há muito tempo sabemos que algumas pessoas desenvolvem (a doença) extremamente rápido quando são contaminadas, enquanto outras podem ficar bem por três décadas sem precisar de tratamento, e ainda assim parecerem inteiramente bem”, disse o pesquisador Bruce Walker, da Universidade Harvard.
O estudo aponta que cerca de uma em cada 300 pessoas contaminadas pelo HIV mantém a carga de vírus baixa no organismo. Isso pode ser explicado devido a algumas diferenças em cinco aminoácidos de uma proteína chamada HLA-B.
Entender como funciona a reação do sistema imunológico destas pessoas pode ser um passo fundamental na produção de uma vacina.
Metodologia
Os pesquisadores mapearam a composição genética de quase mil pessoas com essa resistência imunológica e compararam com o código genético de 2,6 mil soropositivos.
Desta forma, eles conseguiram identificar no cromossomo 6 cerca de 300 locais diferentes onde se dá o controle imunológico e, assim, chegaram a quatro alterações individuais no DNA.
Entre as alterações, os cientistas encontraram cinco aminoácidos na proteína HLA-B, que é responsável por auxiliar o sistema imunológico na localização e destruição de células infectadas por um vírus. Ou seja, ela dita como as pessoas respondem ao HIV.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário