quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alemanha

Mulher ordenada rabi pela primeira vez desde o Holocausto
por Lusa   Hoje
A jovem rabi, de 31 anos, recebeu a bênção do presidente do Colégio Abrahan Geiger de Estudos Judaicos da Universidadade de Potsdam, Walter Jacob.
Uma mulher natural da Ucrânia, Alina Treiger, foi hoje ordenada rabi na Alemanha, pela primeira vez nos últimos 75 anos, pela comunidade de judeus liberais, na presença do presidente alemão, o democrata cristão Christian Wulff.
Na cerimónia, que decorreu na Sinagoga da comunidade de judeus liberais, em Berlim, participaram rabis de Israel, da América do Norte, da África do Sul e de vários países europeus, além da presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Charlotte Knobloch.
Alina Treiger concluiu os estudos judaicos com o título de mestre e irá ser, já a partir da próxima semana, o rabi da comunidade judaica de Oldenburg e Delmenhorst, no norte da Alemanha.
Em entrevista à televisão pública ZDF, a nova rabi considerou o luto pelas vítimas do Holoausto "indispensável" à nova geração de judeus, acrescentando, no entanto, que tentará "que as pessoas absorvam a rica tradição do judaísmo, e se identifiquem de forma positiva com ele".
O presidente alemão Christian Wulff, na sua saudação, começou por dizer que para ele não era "fácil" discursar numa cerimónia religiosa, lembrando que, na Alemanha, a igreja está separada do Estado.
A primeira rabi a ser ordenada pela comunidade judaica liberal na Alemanha foi Regina Jonas, em 1935, depois de concluir os seus estudos na Escola Superior de Estudos Judaicos de Berlim, em 1930, cinco anos antes de os nazis subirem ao poder. Regina morreu no campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia ocupada, em 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário