quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carolina do Norte e Nova Iorque


Furacão Irene: Obama declara estado de "grande catástrofe"
por Lusa
O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou hoje o estado de "grande catástrofe" na Carolina do Norte e Nova Iorque na sequência da passagem do furacão "Irene", que provocou 49 mortos nos Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.
A decisão permitirá desbloquear fundos federais para as operações de socorro naqueles dois estados, onde a passagem do furacão, no fim de semana, originou inundações e danos significativos, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica.
Os estragos causados pela tempestade poderão custar entre 5.000 e 7.000 milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros e 4,8 mil milhões de euros), segundo uma avaliação da sociedade de gestão de risco Eqecat.
Três dias após a passagem da tempestade, os serviços de socorro continuavam hoje a tentar ajudar milhares de pessoas isoladas por inundações e muitas localidades permaneciam sem energia elétrica.
Em várias zonas, a ajuda de urgência tem de ser distribuída por barcos ou por meios aéreos.
"O problema é a inacessibilidade", disse à agência francesa AFP o chefe das operações de socorro, Dave Miller.
Segundo dados oficiais, pelo menos 43 pessoas morreram em 11 estados norte-americanos atingidos pela passagem do "Irene". Antes de atingir os Estados Unidos, a furacão já tinha feito cinco mortos nas Caraíbas e foi registada uma vítima mortal no Canadá, pelo que o balanço total é de 49 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário