segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“força do pensamento”

Tecnologia permite que paralisados se movimentem pela “força do pensamento”
Por Letícia Resende em 8.08.2011 as 10:26
Um sinal de esperança a pessoas com membros paralisados foi lançado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh. Um anova pesquisa irá implantar aparelhos que convertem ondas cerebrais em sinais de movimento no cérebro de pacientes com danos na medula espinhal.
Os pacientes vão poder jogar vídeo games, interagir em um mundo virtual e controlar um braço protético, tudo isso enquanto sua atividade cerebral é gravada. Eles esperam que o implante ofereça controle dos aparelhos externos aos pacientes. “Eu espero que os pacientes consigam controlar as próteses e outros dispositivos com diferentes níveis de liberdade. Ou seja, eles extrairão sinais de controle do cérebro, o que será um salto enorme na habilidade de alguém com dificuldades severas, como uma amputação ou ferimento na medula espinhal. Eles ficarão mais independentes”, disse o pesquisador Michael Boninger.
Segundo os cientistas envolvidos no projeto, esta não é a primeira vez que se tenta implantar dispositivos no cérebro de pacientes com estes tipos de lesão, mas eles esperam que sua tentativa ofereça mais liberdade ou mais controle.
Duas interfaces de computador serão usadas nos testes com humanos. A primeira envolverá eletrocorticografia, uma série de pequenos discos que gravam a atividade da superfície do cérebro. O aparelho será colocado no cérebro do paciente por um mês. A segunda será feita de 100 pequenos pinos que penetrarão o órgão e gravarão a atividade individual de algumas células.
Os pesquisadores esperam que o aparelho esteja pronto para testes em três anos, para ser comercializado alguns anos depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário