quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Angola

Presidente manda investigar desmaios em todo o país
por Lusa           Hoje
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, criou hoje uma comissão multissetorial para investigar centenas de desmaios colectivos que se têm verificado em escolas de várias províncias do país.
Um comunicado da Casa Civil da Presidência, citado pela agência Angop, adianta que José Eduardo dos Santos criou hoje por decreto a comissão, que terá a missão de avaliar o fenómeno dos desmaios bem como os mecanismos para normalizar a situação, responder às ocorrências e dar instruções aos responsáveis das escolas. O comunicado menciona também a mobilização de especialistas em medicina, psicologia clínica, psiquiatria e outras áreas do conhecimento para se investigar as causas dos desmaios e apoiar os docentes dos estabelecimentos de ensino e ainda interagir com os órgãos de comunicação social para se evitar o alarme público.
O ministro do Interior dirige a comissão hoje criada por José Eduardo dos Santos, e será composta também pelos ministros da Educação, Saúde, Ambiente, da Assistência e Reinserção Social e Comunicação Social. Na terça-feira, a Polícia Nacional de Angola chamou os jornalistas para uma conferência de imprensa e reconheceu não terem sido ainda determinadas as origens de substâncias tóxicas que estarão na origem dos desmaios. O segundo comandante da Polícia Nacional de Angola, comissário-chefe Paulo de Almeida, considerou o caso um "fenómeno estranho", que está a preocupar a polícia devido ao seu efeito multiplicador.
Segundo Paulo de Almeida, a situação tem criado "um certo pânico e agitação social" sobretudo nas camadas estudantis, entre os 11 e 22 anos, que se manifesta como desmaios colectivos nos estabelecimentos escolares, afectando principalmente pessoas do sexo feminino. As amostras enviadas para laboratórios de Portugal com vista a detectar as causas de centenas de desmaios ocorridos, desde Abril, em escolas de Angola, não conseguiram ainda esclarecer qual o tipo de produto tóxico. No decorrer das investigações, de acordo com o comandante da PN, foram detidas algumas pessoas, que não ultrapassam a dezena, devido ao uso de gás lacrimogéneo, denominado aerossol anti-agressivo/70, em forma de bisnaga, em duas escolas de Luanda.
Contudo, depois das detenções os desmaios continuaram, segundo Paulo de Almeida, por "alegadas inalações de substâncias tóxicas", tendo chegado ao conhecimento da polícia 91 casos, cujos sintomas são o mal-estar, fraqueza, deficiências respiratórias, vómitos e desmaios. O "fenómeno" foi-se alastrando a escolas de Cabinda, Cunene, Namibe, Malange, Huíla, Huambo e Lunda Sul, tendo o caso sido desvendado nesta última, onde a causa do problema que afectou mais de 60 crianças foi o uso de uma planta natural, causadora de irritações. Segundo um balanço divulgado na segunda-feira, mais de 800 pessoas já desmaiaram por alegada inalação de substâncias tóxicas nas províncias de Luanda, Cabinda, Cunene, Huíla e Namibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário