Termômetros chegam aos 40 graus na França
27 de Junho de 2011
Chafariz diante da Torre Eiffel se tornou uma piscina improvisada em Paris.
Reuters Silvano Mendes
O verão começou há menos de uma semana no hemisfério norte e os franceses já sofrem a primeira onda de calor da temporada. Os termômetros chegaram aos 40° em algumas cidades do país, batendo recordes para um mês de junho.
As temperaturas começaram a subir já no domingo, onde os termômetros da cidade de Bordeaux, no sudoeste do país, marcaram 39,2°. Segundo a meteorologista Dominique Raspaud, a intensidade do calor é um verdadeiro recorde para essa época do ano. “Um mês de junho nunca foi tão quente”, disse a especialista.
Nesta segunda-feira os termômetros ultrapassaram 35° em boa parte do país, inclusive na capital Paris, onde o chafariz da praça do Trocadero, em frente à Torre Eiffel, se transformou em uma piscina improvisada durante a tarde. Nas cidades de Lyon, Lille e Toulouse as temperaturas chegaram aos 34°.
A onda de calor já causou prejuízos para fazendeiros franceses. Cerca de 4 mil frangos de uma criação no sudoeste do país foram encontrados mortos sufocados na noite de domingo.
No entanto, os especialistas dizem que não se trata de uma "canícula", a onda de calor que atingiu o país em 2003, matando mais de 15 mil pessoas. "Só se fala em canícula quando as altas temperaturas continuam à noite e que a situação dura pelo menos três dias consecutivos", explica Dominique Raspaud.
A onda de calor deve continuar na França nesta terça-feira. Em seguida, as temperaturas devem baixar durante a noite, se aproximando dos parâmetros normais para a temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário