domingo, 5 de junho de 2011

Ácido zoledrónico

Estudo

Ácido zoledrónico reduz reincidência de cancro da mama
por Lusa
A administração de ácido zoledrónico, usado para tratar a osteoporose, em mulheres com cancro da mama sensível às hormonas em fase inicial reduz em 32 por cento as possibilidades de reincidência, conclui um estudo.
A revista The Lancet Oncology publica na sua edição digital uma investigação que incide nos benefícios do ácido zoledrónico nas doentes com cancro mamário, quando a substância é combinada com a terapia hormonal padrão durante os três anos posteriores à cirurgia.
A investigação, a cargo de uma equipa da Universidade de Medicina de Viena, envolveu 1.800 mulheres tratadas entre 1999 e 2006.
Dois anos após o tratamento, os cientistas comprovaram que no grupo das mulheres tratadas com ácido zoledrónico as possibilidades de o tumor maligno voltar a aparecer diminuíram em 32 por cento.
De acordo com os investigadores, a substância foi, em geral, bem tolerada e os efeitos secundários limitaram-se a ligeiras febres e dores nas articulações e nos ossos.
As células cancerígenas libertadas pelos tumores mamários disseminam-se pelo corpo e acumulam-se na medula óssea, de onde se podem propagar a outros órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário