terça-feira, 7 de junho de 2011

CÂNCER

EUA: novo tratamento prolonga vida de pacientes com melanoma avançadoUm novo tratamento, que inibe um gene cuja mutação está vinculada à metade dos casos de melanoma avançado, obteve uma redução significativa do tumor em um grande número de pacientes, e permitiu prolongar suas vidas, revela um estudo publicado neste domingo pelo The New England Journal of Medicine.
Tratamento do laboratório suíço Roche neutraliza o gene mutante BRAF, presente em aproximadamente metade dos melanomas
Médico examina paciente com melanoma (Peter Dazeley/Getty Images)
O tratamento experimental do laboratório suíço Roche, por meio de comprimidos chamados PLX4032 (vemurafenib), neutraliza o gene mutante BRAF, presente em aproximadamente metade dos melanomas, um câncer de pele. Esta terapia impede que o gene produza uma proteína que tem um papel chave no desenvolvimento do câncer, para o qual até hoje não havia um tratamento eficaz.
"Os resultados obtidos a partir de um teste clínico de fase 3 comparando o PLX4032 com a quimioterapia apontam realmente um grande avanço no tratamento do melanoma", disse Paul Chapman, do centro de câncer Memorial Sloan-Kettering em Nova York, principal autor do estudo. A pesquisa foi apresentada na 47ª conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO siglas em inglês), a maior conferência mundial de oncologia, que se realizou neste fim de semana em Chicago.
Participaram da pesquisa 675 pacientes com um melanoma e portadores de mutações do gene BRAF. A metade dos pacientes foi tratada com o vemurafenib e a outra metade, com quimioterapia convencional, a dacarbazina. Uma análise dos resultados depois de um período médio de três meses mostrou que o vemurafenib reduziu o risco de vida dos pacientes em 63% em comparação com os que receberam quimioterapia.
(Com France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário