quarta-feira, 1 de junho de 2011

bactéria

Comissário europeu da Saúde reconhece gravidade de crise de bactéria
Atualizado em 01 de Junho de 2011
O gene NDM-1 foi identificado em bactérias, como Klebsiella pneumoniae (na foto) e Escherichia coli.
AJC1/FlickrRFI
A União Europeia enfrenta ‘uma crise grave’ e deve se empenhar para descobrir o mais rápido possível a causa de epidemia intestinal que já matou 16 pessoas, declarou nesta quarta-feira o comissário europeu da Saúde, John Dalli, em Bruxelas.
O comissário admitiu que a identificação da origem da contaminação não será fácil. A primeira suspeita, a dos pepinos espanhóis, foi descartada. ‘Não é uma questão de rastreamento, é preciso perguntar às pessoas o que elas comeram’. Segundo especialistas de saúde da Comissão Europeia, a bactéria fica encubada durante uma dezena de dias antes que a doença se manifeste.
A epidemia, com epicentro em Hamburgo, já matou 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia. Os doentes em outras regiões da Alemanha e nos países do bloco europeu passaram pela região de Hamburgo. Mas Dalli pediu calma à população. ‘Não seria prudente recomendar que as pessoas deixem de ir a Hamburgo’, disse. ‘Basta adotar as medidas de higiene do dia a dia’, acrescentou o comissário europeu.
O consumo de legumes, principalmente de pepinos, tomates e verduras, despencou no bloco europeu. Agricultores e sindicatos do setor da Espanha, Itália, Holanda e Bélgica reclamam dos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário