segunda-feira, 13 de junho de 2011

China

Oito tipos de alimentos estão contaminados
por Lusa    Hoje
As autoridades de saúde da China encontraram oito tipos de alimentos produzidos no país com a substância química DEHP, potencialmente cancerígena, que nas últimas semanas causou alarme em Taiwan, informou hoje o jornal independente South China Morning Post.
A substância DEHP (di-2-etil-hexil-ftalato), geralmente utilizada para amolecer plásticos, aparentemente tem sido utilizada na indústria alimentícia para melhorar a aparência dos produtos. Foi agora encontrada em produtos confeccionados em três fábricas na província de Cantão (sul da China) e em outra na província de Zhejiang (leste), precisou a Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos (SFDA)
Entre os produtos estão o chá verde normal ou em pó, óleo hidrogenado e de gergelim, essências de sabores como goiaba e amêndoas, detalhou o SFDA, que realizou 6.100 análises em 15 tipos de produtos em 28 de 30 regiões administrativas do país.
Os produtos contaminados serão proibidos e retirados do mercado, disse o SFDA, que é responsável pela segurança alimentar na China.
É a primeira vez que se encontra esta substância na China, mas em maio foi encontrada em produtos fabricados na ilha de Taiwan, o que levou as autoridades chinesas a anunciar a suspensão das importações de 948 tipos de bebidas, aditivos alimentares e alimentos de Taiwan suspeitos de estarem contaminado.
O DEHP é amplamente utilizado na fabricação de itens como tubos médicos e bolsas intravenosas, podendo causar lesões testiculares, doenças renais, problemas de fertilidade e até mesmo cancro.
As crianças são particularmente sensíveis à exposição a este material, dizem os especialistas.
Em Taiwan, a descoberta da substância criou o pior escândalo alimentar das últimas décadas e vários fabricantes, nomeadamente do sector de bebidas, destruíram 286 toneladas de produtos contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário