segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rosácea: A causa pode ser fezes de ácaros nos poros de sua pele


Rosácea: A causa pode ser fezes de ácaros nos poros de sua pele

Os ácaros são aracnídeos que podem viver nos poros do seu rosto, diz pesquisa.
Eles são considerados como meros “turistas” da pele, não causando grandes problemas. Mas os ácaros podem provocar uma doença bastante conhecida e antiga, a rosácea, problema que atinge de 5 a 20% das pessoas no mundo – só nos Estados Unidos são 16 milhões!
Imagem mostrando ácaros dentro de um folículo piloso na face.
Pessoas com idade entre 30 e 60 anos, especialmente as mulheres, podem desenvolver rosácea – a pele torna-se vermelha e inflamada com aspecto bastante inchado, acompanhado de rugosidade e vasos sanguíneos aparentes. A ocorrência geralmente se dá na chamada zona T (testa, nariz e queixo), mas pode ocorrer em outros locais do rosto. Em casos avançados o aspecto assemelha-se com acne.
A doença afeta todas as raças de pessoas e é afamada como a “maldição dos Celtas”, isso porque na época pensava-se que apenas as pessoas de pele muito clara sofriam do problema. Além disso, o termo maldição era dado porque o hábito dos Celtas de ingerir muito álcool desencadeava um surto na face.
O pesquisador Kevin Kavanagh da Universidade Nacional da Irlanda, agora imagina ter encontrado a verdadeira causa da doença – algo um pouco nojento para as pessoas mais sensíveis.
De acordo com Kavanagh, o problema está em um aracnídeo que vive nos poros faciais. Os ácaros gostam, principalmente, dos folículos pilosos das sobrancelhas e cílios e de poros com bastante oleosidade, como os encontrados na zona T.
O gênero Demodex adora comer o sebo produzido pela pele e começa a colonizar os poros durante o início da puberdade. Durante a noite, eles rastejam sobre seu rosto para acasalarem e voltam para os poros para colocarem os ovos, morrendo em seguida.
Isso é o que ocorre em pessoas “comuns”. Quem possui rosácea, teria 10 vezes mais ácaros do gênero Demodex. Adultos saudáveis têm cerca de 1 ou 2 ácaros por centímetro quadrado de pele facial. Pessoas com rosácea, no entanto, podem ultrapassar e muito este número. Pesquisas também sugerem que o estresse libera substâncias no sebo facial que atraem mais ácaros.
Muitas vezes o problema é tratado com medicamentos antibacterianos que não afetam os ácaros, tais como a tetraciclina. Kavanagh afirma que a rosácea é causada quando as bactérias presentes nas fezes dos ácaros irritam a pele.
Demodex não tem ânus, portanto, não se livra das fezes de modo habitual. “Seu abdômen começa a ficar maior e quando eles morrem, através da decomposição, as fezes são liberadas de uma só vez nos poros”, diz Kavanagh de acordo com a revista inglesa NewScientist.
Quando a quantidade de ácaros é enorme, o pesquisador acredita que isso é o suficiente para provocar uma reação imunológica, inflamando os tecidos.
Kavanagh, através de estudos em seu laboratório, disse que 80% das pessoas com rosáceas têm células imunes no sangue que reagem fortemente com proteínas da bactéria Bacillus oleronius. Esta, por sua vez, é encontrada nas fezes dos ácaros.
O pesquisador está buscando financiamento para desenvolver anticorpos contra as proteínas bacterianas. Em último estágio, a pesquisa visa encontrar uma espécie de vacina para proteger os portadores de rosácea das frequentes crises.
O estudo foi publicado no Journal of Medical Microbiology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário